Queda de Cabelo: Quais as Causas?

Descobrir o que pode estar causando a queda de cabelo não é tão simples assim como se pensa.

queda-de-cabelo

Infelizmente, existem muitos fatores que podem ser os responsáveis por essa condição tão desagradável. E é muito importante descobrir qual deles está te afetando, para poder reverter essa situação.

E como descobrir?

Para descobrir, você tem que saber o que procurar, certo?! E para isso, vou listar aqui quais são as principais causas que podem levar a queda de cabelo em mulheres. Veja abaixo!

Principais causas de queda de cabelo:

1- Hereditariedade

 A calvície relacionada à hereditariedade é chamada de alopecia androgenética. E, embora seja mais comum nos homens, mulheres também podem ser acometidas.

Porém, diferentemente do que ocorre nos homens (onde a calvície se dá de forma mais localizada, no topo da cabeça), nas mulheres a calvície ocorre de forma mais difusa pelo couro cabeludo.

Nesses casos, por ser genético, não é possível obter uma cura definitiva. Mas existem algumas opções de tratamento que podem amenizar o problema, com a utilização de loções e xampus, por exemplo.

queda-de-cabelo12- Estresse (físico ou mental)

Como você já deve imaginar essa é uma causa bastante comum, né?

Com as atribulações do dia a dia e seus imprevistos, infelizmente o estresse passou a fazer parte da vida de muitas pessoas.

E quando estamos estressados o nosso corpo reage de modo a concentrar todos os seus esforços no sentido de se recuperar dessa situação, deixando as funções secundárias (como o crescimento dos cabelos, por exemplo) para segundo plano.

Por isso, os folículos capilares acabam sendo deixados um pouquinho de lado, o que faz com que os cabelos fiquem mais frágeis durante esse período e aumentem a sua queda.

Então, por mais difícil que seja, é super importante reservar um momento do dia para relaxar e tentar amenizar o estresse. Sua saúde e seus cabelos vão agradecer!

queda-de-cabelo23- Dietas rigorosas

Essa é uma das causas mais frequentes, já que a maioria das pessoas atualmente vive fazendo dietas, que muitas vezes não são prescritas por profissionais especializados.

E nesses casos, a queda de cabelo se dá por deficiência de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, incluindo os folículos capilares.

Por isso, fazer dietas radicais, com restrições de determinados grupos alimentares, pode ser prejudicial não só ao seu cabelo, mas também à sua saúde em geral. Tome cuidado!

queda-de-cabelo34- Excesso de vitaminas

Assim como a falta de nutrientes pode levar a queda de cabelo, uma quantidade excessiva deles também pode prejudicar!

Por exemplo, a vitamina A e a vitamina C quando em excesso podem gerar um aumento da queda de cabelo. E no caso da ingestão de vitamina C em quantidade exagerada pode haver inclusive agravamento nos quadros de caspa, o que piora ainda mais a queda de cabelo.

No entanto, essa não costuma ser uma causa frequente da queda de cabelo, já que é bem difícil alguém ter excesso de vitaminas apenas com a alimentação normal do dia a dia.

Porém, fica o alerta para as pessoas que costumam tomar suplementos vitamínicos, para que não tomem doses além das recomendadas!

5- Anemia/Falta de ferro

A anemia pode ser decorrente de alguns fatores e dentre eles, está a falta de ferro.

Quando uma pessoa tem anemia por deficiência de ferro, um dos sintomas que pode ocorrer é o aumento da queda de cabelo, além de outros.

Porém, este problema pode ser facilmente resolvido através da suplementação de ferro. Mas lembre-se que a medicação deve ser prescrita somente pelo médico, ok?

6- Hipotiroidismo

No hipotiroidismo, a glândula tireóide produz seus hormônios de maneira ineficiente, o que acaba afetando o metabolismo do nosso corpo.

Com isso, até a atividade dos folículos capilares são afetadas, fazendo com que os fios de cabelo não cresçam mais com a mesma velocidade de antes, tornando-os mais ralos e quebradiços, o que resulta no aumento da queda de cabelo.

No entanto, essa condição pode ser revertida tão logo se comece o tratamento para o hipotiroidismo.

Então, se você tem histórico de pessoas na família que possuem esta doença e está desconfiando que possa ter também, procure imediatamente um endocrinologista para fazer o diagnóstico e iniciar as medicações.

7- Pós-parto

Essa é uma causa bem comum de queda de cabelo para quem acabou de ter um bebê.

Na verdade, o que ocorre nesse período é apenas uma reação normal do organismo em resposta a flutuação hormonal associada à gravidez e tende a se resolver dentro de alguns meses após o parto.

Mas, se por acaso, persistir mais do que seis meses, é interessante investigar se outras causas podem estar relacionadas, já que, por exemplo, algumas mulheres podem desenvolver hipotiroidismo pós parto (que pode ser uma das origens do problema).

8- Síndrome do Ovário Policístico

Mulheres que possuem microcistos nos ovários estão propensas a ter um aumento na queda de cabelo.

Isso ocorre, pois quem possui essa síndrome terá um aumento na produção de hormônios androgênicos, que são hormônios que estão associados a casos de calvície, favorecendo a queda de cabelo.

Além disso, mulheres que possuem a Síndrome do ovário policístico, também poderão apresentar acnes, ganho de peso e ciclos menstruais irregulares.

Desse modo, é sempre muito importante se consultar com um ginecologista regularmente, para verificar se está tudo bem. Após o tratamento, os sintomas devem desaparecer!

queda-de-cabelo49- Banhos muito quentes

Essa causa nem sempre é conhecida pela maioria das pessoas, mas ela é bem comum, pois grande parte da população adora tomar banho com água quente, especialmente nos dias frios.

O que acontece é que quando tomamos um banho muito quente, a água em temperaturas mais elevadas acaba deixando o cabelo bastante ressecado e as cutículas dos fios ficam abertas, fazendo com que o cabelo se torne mais frágil e estimulando o aumento da sua queda.

Além disso, banhos quentes também podem piorar os quadros de caspa e acelerar ainda mais a perda dos fios capilares.

Por isso, o ideal é deixar a água do banho morna e não escaldante, ok?

queda-de-cabelo510- Envelhecimento

Essa causa é a mais conhecida!

Quando envelhecemos, os efeitos disso não aparecem somente na pele. Os cabelos também sofrem modificações nessa fase, que vão desde mudança de cor (tornando-se brancos) até alterações na textura (podem ficar mais finos e ressecados).

Além disso, ocorre também uma redução nas fases de crescimento dos fios, o que resulta numa queda maior.

Mas o envelhecimento não é desculpa para não se cuidar, não é mesmo? Pintar os cabelos, repor óleos que os folículos não produzem mais em quantidade adequada e usar produtos que melhorem o aspecto dos cabelos são recursos que podem ser usados para minimizar as consequências dessa fase!

É claro que existem outros fatores que podem ser responsáveis pela queda de cabelo, mas como eu disse no inicio desse post, eu coloquei aqui as causas principais.

E agora que você sabe quais podem ser, vale muito a pena pesquisar e tentar descobrir a origem da sua queda de cabelo e assim, tratar ou pelo menos amenizar esse problema!

Conseguiu descobrir a sua? Deixa um comentário e me conta!

Espero ter ajudado!

Até mais! 🙂

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *