Qual o Meu Tipo de Cabelo?

Esse questionamento é bem comum entre as mulheres. E ao contrário do que possa parecer, não é só uma pergunta boba, sem importância, pois conhecer o seu tipo de cabelo é fundamental para que se possa escolher os produtos mais adequados para cada fio.

Mas nem sempre é fácil descobrir em qual categoria se encaixa o seu cabelo, até mesmo porque ele passa por diversas fases na nossa vida. Quando nascemos nosso cabelo pode ser de um tipo e depois que nos tornamos adultos ele pode se transformar, tanto na textura quanto na cor. E isso é totalmente normal. Porém, tentar definir algumas características naturais dos fios ajuda bastante  nos cuidados diários que devemos ter.

De acordo com as características do couro cabeludo, existem 4 tipos de cabelos:

tipos cabelos

  1. Normais

São aqueles que geralmente, apresentam pouca oleosidade na raiz e não costumam ressecar com facilidade. Estes tipos tendem a ser macios, com brilho e volumes adequados, se forem tratados de maneira correta.

  1. Oleosos

Como o próprio nome já diz, são aqueles que possuem um excesso de oleosidade proveniente das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Este tipo tende a ser um cabelo mais fino e com pouco volume, devido ao excesso de gordura. Necessita de cuidados específicos para controlar a oleosidade.

  1. Secos

Nestes, ao contrário dos cabelos oleosos, ocorre uma produção insuficiente de gordura que não permite uma hidratação adequada dos fios e com isso, eles se tornam opacos, frágeis e sem brilho. Geralmente são mais volumosos. Também necessitam de cuidados especiais.

  1. Mistos

Estes tipos são um pouquinho mais complicados, pois são oleosos na raiz e ressecados nas pontas. E podem ser decorrentes de diversos fatores, como falta de proteção solar nas pontas, químicas em excesso e uso de xampus inadequados. Necessitam de cuidados específicos para manter o equilíbrio entre a raiz e as pontas dos fios.

Já quanto a textura dos fios, eles podem ser de 4 tipos:

cabelo liso.jpg2

Tipo 1 – Cabelo liso
Este costuma ser o tipo de cabelo mais desejado pela maioria das mulheres, justamente pela sua praticidade no dia a dia. O cabelo liso costuma ter um aspecto bem sedoso, brilhante e com oleosidade natural. Alguns podem ser bem escorridos e sem volume. Já outros podem ser mais volumosos e com os fios mais grossos.

cabelos-ondulados

Tipo 2 – Cabelo ondulado
Este tipo é caracterizado por formar ondas em formato de S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando é amassado, formando cachos soltos, que se localizam no comprimento do cabelo, especialmente abaixo do ombro.

cabelo-cacheado

Tipo 3 – Cabelo cacheado
O cabelo cacheado é aquele que forma cachos bem definidos, semelhantes a molas, que podem ter um aspecto mais solto, largo e regular ou ser mais estreito, tendendo a ficar mais “armado”. Este tipo de cabelo tende a ser um pouco ressecado e frágil, necessitando de cuidados específicos para estarem sempre bonitos.

cabelos-crespos-

Tipo 4 – Cabelo crespo
Este tipo de cabelo geralmente é mais frágil e seco, caracterizado por cachos bem pequenos e muito fechados. São bastante volumosos e com pouca oleosidade no comprimento.São fios mais porosos, o que os torna mais facilmente danificados quando submetidos a processos químicos (como a tintura, por exemplo). Possuem também uma maior tendência ao frizz.

Bom, agora que você já sabe o seu tipo de cabelo, fica um pouco mais fácil escolher os produtos adequados e que vão contribuir para que você se torne ainda mais bonita, né!

Até mais, queridas! 😉

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *