Quais os Sintomas da Deficiência de Vitamina D?

deficiência de vitamina DA vitamina D é uma das mais importantes para o nosso organismo, porém muitas vezes é a que mais fica deficiente no nosso corpo.

E você sabe por que temos deficiência de Vitamina D?

Importância-da-Vitamina-DPorque essa vitamina necessita da ação dos raios ultravioletas (do tipo B) para que a sua síntese seja ativada no corpo. Ou seja, para que ela seja produzida é preciso que o indivíduo seja submetido à exposição solar, por pelo menos 15 a 20 minutos diários.

E, atualmente, sabemos que com o corre-corre da vida a maioria das pessoas esquece ou mesmo nem sabe que essa recomendação é essencial para manter os níveis de vitamina D adequados em nosso organismo. Tanto isso é verdade que, segundo alguns estudos, 30% a 50% das pessoas possuem deficiência de vitamina D, inclusive aquelas que moram em locais mais ensolarados.

A vitamina D possui benefícios comprovados para o nosso corpo, como o fortalecimento dos ossos, proteção do coração, prevenção e controle do diabetes, contribuição para a força muscular, alem de ser importantíssima durante a gravidez (para prevenção de hipertensão e bom desenvolvimento do cérebro do bebê).

Ou seja, a deficiência de vitamina D pode levar a diversos problemas de saúde, já que essa substância atua em diversas regiões do corpo.

E o que a deficiência de vitamina D pode causar no nosso organismo?

Alguns exemplos são: gripes e resfriados, aumento do risco de problemas cardíacos, doenças autoimunes (esclerose múltipla e diabetes tipo 1), osteoporose e eclampsias em mulheres grávidas.

Estudos já revelaram que a falta de vitamina D está relacionada ao aumento de doenças respiratórias e infecções, o que predispõe ao aparecimento de gripes e resfriados, especialmente em crianças.

Nos músculos, essa vitamina tem a função de transportar o cálcio e atuar na contração muscular. Então, a sua deficiência, pode levar a fragilidade muscular e perda de força, principalmente nos idosos.

Além disso, a falta dessa vitamina dificulta a absorção de cálcio pelos ossos, o que pode levar a deformidade óssea, raquitismo e osteoporose.

Desenvolvimento de Diabetes também pode ocorrer, devido a alteração na secreção do hormônio insulina decorrente da deficiência da vitamina D no organismo.

Outras consequências que também já foram relatadas são a depressão e a obesidade.

Podemos obter vitamina D através dos alimentos?

Sim, determinados alimentos podem fornecer vitamina D, como por exemplo, atum, sardinha, ovos, leite de soja. Porém, a quantidade fornecida não é suficiente para a recomendação diária.

E como saber se estou com deficiência de vitamina D?

Para saber se uma pessoa está ou não com deficiência de vitamina D, basta realizar, a pedido médico, um exame de sangue específico que irá determinar os níveis séricos dessa substância no corpo.

Havendo deficiência confirmada, é necessário a sua reposição.

reposição de vitamina DA reposição pode ser feita por meio de suplementação, que só deve ser tomada com orientação médica para que não haja risco de superdosagem. E isso é muito importante!

Um excesso dessa vitamina poderia levar a um aumento na concentração de cálcio no sangue, o que acabaria afetando os rins.

Portanto, reservar uns minutinhos da sua vida para tomar sol e assim ativar a vitamina D no seu corpo. Isso vai fazer toda a diferença para você se manter sempre saudável!

Mas não esqueça, como a exposição solar deve ser feita sem utilização de protetores, procure sempre tomar sol nos horários mais adequados.

Espero ter ajudado!

Até mais, queridas! 😉

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

2 Comentários

  1. Iranira Nogueira Oliveira

    Gostei bastante dos esclarecimentos sobre a vitamina D, pois tenho carência desta vitamina! Me ajudou bastante! Bjs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *