O Que é Treinamento Funcional?

treinamento-funcionalA nova sensação do momento nas academias é o chamado treinamento funcional. Mas com o perdão do trocadilho, esses treinamentos realmente FUNCIONAM?

Primeiramente, é importante entender o que eles significam.

O treinamento funcional é um método caracterizado por mesclar diferentes tipos de movimentos, como agachamentos, pilates, giros e saltos, por exemplo, num mesmo treino. Assim, praticamente todas as áreas do corpo são trabalhadas durante a atividade. E é nisso que difere da musculação, na qual se trabalham músculos separadamente em cada exercício.

E quais as vantagens do treinamento funcional?

São muitas!

Uma delas é que como o treino funcional aciona músculos e articulações de uma forma global, ocorre um gasto energético muito maior do que em comparação com outros exercícios, contribuindo assim para o emagrecimento do corpo, definição e manutenção da massa magra corporal. Ou seja, os treinamentos funcionais ajudam muito a emagrecer!

Além disso, promovem também uma melhora na flexibilidade do corpo, ganho de equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, trazendo muitos benefícios à saúde.

treinamento funcional 2Outra vantagem do treinamento funcional é que não necessita 100% da utilização de aparelhos complexos para a realização dos treinos (como ocorre na musculação), pois em alguns exercícios o próprio peso do corpo associado ao equilíbrio funciona como carga de trabalho. Embora, para trabalhar a musculatura mais profunda, se necessite de alguns acessórios simples, como bolas, elásticos, cordas e bastões.

treinamento funcional na praiaOutro ponto favorável desta atividade é que os exercícios podem ser praticados em diferentes locais, além da academia, como parques, praias e até mesmo em casa. E isso é ótimo para aquelas pessoas que se sentem desmotivadas ao praticarem exercícios sempre no mesmo lugar e de forma semelhante. Ou mesmo para aquelas que não têm tempo de ir a academia e preferem realizar os exercícios em casa.

Mas quais são os tipos de treinamento funcional?

São variados, como por exemplo, agachamento, pular corda, flexão de braço, prancha, abdominal, corrida, desenvolvimento de ombros, agachamento lateral, elevação lateral para ombros.

E a série de exercícios vai depender do objetivo de cada pessoa, seja tonificar, emagrecer, fortalecer abdômen, secar barriga e por aí vai…

Uma dica importante para quem quer perder gorduras durante os treinos e até estender essa queima de calorias após os exercícios é realizar treinos funcionais de alta intensidade, como por exemplo, 2 séries de 20 movimentos, com um descanso curto de 20 segundos.

Desta forma, ocorre um aumento da frequência cardíaca, que resulta em uma otimização na quantidade de calorias queimadas, acelerando o metabolismo do corpo mesmo após o término da atividade. E essa é a maior das vantagens desse tipo de treino, pois mesmo em repouso, seu organismo continuará queimando calorias! Quer coisa melhor que isso?!

E outra dica bem bacana é que se você ficar 40 minutos em jejum após o treino intervalado, isso irá potencializar ainda mais esse resultado após a atividade. Essa dica é super valiosa, pois a maioria das pessoas acaba comendo imediatamente após o treino e o ideal é esperar um pouco.

Então, agora que você já sabe o que é o treinamento funcional e quais são os seus benefícios, mexa-se e vá em busca dos seus objetivos!

Mas lembre-se, como todo exercício físico, este também deve ser orientado por um profissional especializado para evitar riscos e lesões, ok?

Espero ter ajudado!

Até mais! 😉

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