Café da Manhã: O Que Devemos Comer?

Tomar café da manhã nem sempre faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja por falta de tempo ou mesmo por falta de vontade de comer ao acordar.

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Pois é, isso pode até parecer inacreditável e até incompreensível principalmente pelas pessoas que não conseguem sair de casa sem tomar um belo café da manhã!  Eu, por exemplo, sinto muita fome ao acordar!

Mas tem gente que não sente e acaba pulando esta refeição do dia.

Mas será que isso não prejudica a saúde?

Na verdade, não é que seja prejudicial ficar sem tomar café da manhã, mas o que acontece é que por ser a primeira refeição do dia, será ela que nos dará energia para começarmos a realizar todas as tarefas que temos pela frente.

Como passamos as horas do sono (em média 8 horas) sem comer nada, nosso organismo precisa de um “combustível” para poder iniciar as atividades do dia a dia de maneira adequada.

Se esse “combustível”, que é o café da manhã, não for fornecido ao corpo as principais consequências serão cansaço, desânimo e mal humor. E não tem nada pior que começar o dia assim, né?

Além do mais, quando não nos alimentamos de manhã, acabamos comendo excessivamente na próxima refeição (almoço) e isso não é nada saudável para quem quer manter o corpo em forma.

Então, prestem atenção nestas DICAS!

cafe-da-manha-8Ao contrário do que muita gente faz, o ideal é que o seu café da manhã não se resuma a simplesmente um pão e um copo de suco. Sabe por quê?

Porque quando comemos somente carboidrato pela manhã, o nosso organismo até gera um pico de energia, mas como o carboidrato é metabolizado de forma rápida no corpo, esse pico de energia logo passa e acabamos ficando cansada mais rapidamente.

Por isso é importantíssimo incluir também proteínas e gorduras saudáveis no nosso café da manhã, pois dessa maneira a queda de energia após a refeição será mais lenta e nos ajudará a ter mais disposição ao longo do dia.

Exemplos de alimentos que devem ser incluídos no nosso café da manhã são:

  • Ovos

cafe-da-manha-3Os ovos são excelentes fontes de proteínas para o nosso corpo! Além de serem ricos em vitaminas e minerais importantes para o organismo. E se for preparado na forma cozida, melhor ainda!

  • Abacate

cafe-da-manha-4O abacate é rico em vitaminas e gorduras saudáveis. É uma ótima opção e pode ser consumido diretamente ou pode ser batido no liquidificador com leite, formando um creme de abacate! Fica uma delícia!

  • Derivados do leite

cafe-da-manha-5Iogurtes, queijos e leite desnatados são boas opções.

  • Cereais

cafe-da-manha-6Os cereais são ricos em fibras e ajudam bastante no bom funcionamento do intestino. Exemplos são: granolas, linhaça, aveia. Você pode misturá-las nas frutas picadas, sucos ou iogurtes.

Porém é importante saber que sempre que ingerimos mais fibras devemos aumentar também a ingestão de água diária, para que as fibras tenham efeito no organismo.

  • Café

cafe-da-manha-7E para quem não abre mão do famoso cafezinho preto, ele também pode ser consumido, mas com moderação e sempre com o mínimo de açúcar possível.

Então é isso meninas! Procurem sempre se alimentar de forma saudável, mas lembrem-se também de não exagerar demais nessa refeição, porque aí vai acabar comprometendo a refeição seguinte, além de detonar a dieta, né?

Espero ter ajudado!

Até mais, queridas! 🙂

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