Cabelos Secos ou Ressecados? Você Sabe a Diferença?

Muita gente confunde e até acha que cabelo seco é a mesma coisa de cabelo ressecado. Mas não é!

  Cabelos secos:

cabelos secos

Quando dizemos que uma pessoa tem o cabelo seco, significa que ela apresenta fios com essa característica natural, pois seu couro cabeludo apresenta uma produção insuficiente de oleosidade por parte das glândulas sebáceas, o que resulta num cabelo com aspecto menos brilhante e mais frágil.  Nestes casos, não há como mudar essa característica que é própria do cabelo, mas podemos tomar cuidados especiais para torná-los com uma aparência melhor.

  Cabelos ressecados:

cabelos ressecados

Já quando dizemos que os cabelos estão ressecados, significa que por algum motivo (exposição à poluição, cloro, químicas…) o fio sofreu uma alteração que o deixou nessa condição. Desse modo, tanto cabelos oleosos, mistos e até mesmo os secos (devidos às características do couro cabeludo), podem ficar ressecados. Isso é muito comum, especialmente em fios de comprimento muito grande, pois estes acabam recebendo menos nutrientes do couro cabeludo e com isso se tornam mais secos e sem brilho.

Um dos grandes causadores do ressecamento dos cabelos são os tratamentos químicos, pois estes causam uma alteração no pH do fio, tornando-o mais alcalino e fazendo com que haja dilatação das escamas capilares. Com isso, os cabelos acabam sofrendo mais intensamente os efeitos da poluição e do sol, ficando ressecados.

  • Dicas para recuperar os cabelos ressecados!

Nos casos pós-química, é aconselhado a utilização sempre de produtos que contenham substâncias mais ácidas, como por exemplo xampus com o ácido glicólico na composição, ou de Ph neutro para que haja o reestabelecimento do pH e a recuperação dos fios ressecados.

hidratação de cabeloAs hidratações também são bastante recomendadas e importantes para devolver a oleosidade aos fios. Podem ser feitas no salão de beleza, uma vez por mês, ou em casa mesmo a cada 7 ou 15 dias (dependendo do estado de ressecamento do cabelo).

Outras opções de ação imediata são as ampolas de hidratação, que precisam de apenas alguns minutos para agir nos cabelos (mas atenção: sempre que usar as ampolas, não utilize o condicionador, pois este atua fechando as cutículas do cabelo, o que impede a ação das ampolas).

O uso de reparadores de ponta, a base de silicone, também ajuda na recuperação dos cabelos ressecados, atuando no selamento das cutículas e levando a uma melhor aparência, evitando a quebra do fio e reduzindo o frizz do cabelo.

E nunca se esqueça, sempre que for usar chapinha ou secador de cabelo, utilize um protetor térmico antes, para minimizar os danos provocados pelo calor.

Até mais, queridas! 😉

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *