Axilas Escuras: Veja como melhorar isso!

Axilas escuras geram um grande desconforto na maioria das pessoas que sofrem com este problema, não porque provoque dor ou algo do tipo, mas sim porque esteticamente não é bonito.

axilas-escuras-1As axilas são áreas muito sensíveis do nosso corpo e por vezes sofrem transformações que alteram o seu aspecto natural, sendo o escurecimento da região uma delas.

Mas você sabe por que as axilas se tornam escuras?

Saber as causas que provocam axilas escuras é importante, especialmente para se tentar prevenir que isso aconteça.

Tecnicamente, o escurecimento das axilas é chamado de hiperpigmentação da região e pode ser decorrente de vários fatores.

Um dos mais comuns é:

  • axilas-escurasdepilar a região da axila, seja com lâmina ou cera.

A depilação acaba traumatizando a pele, gerando um processo inflamatório inicial que resulta na vermelhidão e posterior escurecimento da pele.

Outros fatores que também podem levar a pequenas irritações nas axilas são:

  • excesso de suor
  • uso de roupas muito justas
  • desodorantes que contem álcool
  • exposição excessiva ao sol
  • e até mesmo o ressecamento da região.

E como evitar que as axilas fiquem escuras?

Bom, a resposta mais simples seria a de evitar fazer qualquer coisa que irrite a pele da região.

Mas infelizmente, isso significaria dizer que se deve evitar depilar as axilas com lâminas ou ceras, evitar usar antitranspirantes, evitar a fricção de roupas apertadas…ou seja, coisas que nem sempre dão para serem evitadas, né?

Então, o jeito é tentar pelo menos diminuir a frequência de uso destes materiais e lançar mão de recursos que melhorem o aspecto das axilas.

Veja abaixo, algumas dicas de como clarear as axilas escuras!

1- Agentes clareadores naturais:

axilas-escuras-2Existem alguns vegetais e frutas que possuem propriedades branqueadoras e que podem ajudar bastante no processo de clareamento das axilas.

São eles: limão, batata e pepino, por exemplo.

Eles podem ser usados diretamente (cortados em fatias) nas axilas ou podem ser usados na forma de sucos, que devem ser passados nas axilas com o auxilio de algodão, deixando sempre agir por 10 minutos e enxaguando em seguida. Podem ser usados diariamente para se obter um efeito melhor.

É importante lembrar, que se a região da axila estiver irritada não é aconselhado o uso do limão. Nesse caso, espere a irritação passar para depois aplicar.

2- Esfoliação das axilas:

Esse processo ajudará a eliminar as células mortas presentes na pele das axilas, o que minimizará a aparência escura da mesma.

Podem-se utilizar, por exemplo:

  • axilas-escuras-4Açúcar: misturar um pouco de açúcar com azeite de oliva, esfregar levemente nas axilas e depois enxaguar. Pode-se usar pelo menos 2 vezes por semana.
  • Bicarbonato de sódio: misturar com um pouco de água, até formar uma pasta e passar nas axilas. Pode-se passá-la antes de dormir e retirar com água pela manhã ao acordar.
  • Pedra pomes: é uma pedra vulcânica porosa, vendida em farmácias. Deve-se molhá-la totalmente e esfregá-la nas axilas durante o banho, uma vez por semana.

axilas-escuras-5

3- Desodorantes naturais:

Os desodorantes comuns, vendidos nas farmácias, contem produtos químicos que podem obstruir os poros da pele fechando a passagem do suor, o que acaba levando a presença do escurecimento da região, além de outros problemas.

Então, o ideal seria a não utilização deles ou pelo menos a diminuição do uso dos mesmos.

E como alternativa, podemos utilizar desodorantes naturais, que não contem essas substâncias nocivas.

axilas-escuras-3Uma receita interessante de desodorante natural pode ser feita com óleo de coco e bicarbonato, por exemplo: é só derreter 8 colheres de sopa de óleo de coco em banho Maria, adicionar 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleos essenciais (cravo e lavanda) e misturar bem. Depois coloque a mistura em um recipiente com tampa e deixe na geladeira até endurecer.

4- Depilação definitiva a laser:

axilas-escuras-6

Essa é uma ótima opção para se livrar das irritações provenientes das depilações com lâminas e ceras.

Porém, é necessário ter disponibilidade para gastar um pouco mais, pois não é um procedimento muito barato, ainda mais porque pode necessitar de várias sessões para se obter um bom resultado.

5- Medicações:

Existem alguns cremes ou pomadas específicas para promover o clareamento de áreas hiperpigmentadas no corpo, porém estas só devem ser utilizadas sob prescrição de especialistas, por isso não citarei nenhum exemplo aqui, ok?  Nestes casos, procure um dermatologista para auxiliá-las da melhor forma.

Você conhece mais alguma receita ou dica para clarear as axilas? Deixe seu comentário abaixo!

Espero ter ajudado!

Até mais! 🙂

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *