Os 10 principais Benefícios do Pilates!

O Pilates é uma modalidade de exercícios que mistura alongamento, treino de força e equilíbrio! Sendo uma ótima opção para quem quer manter a saúde do corpo e ganhar flexibilidade! Venha saber seus principais benefícios para o corpo!

Benefícios do Pilates

 

1 – O Pilates aumenta a flexibilidade do corpo!

Como já citei acima, o pilates ajuda muito a melhorar a flexibilidade do corpo, principalmente da região posterior. E isso é ótimo para melhorar o desempenho das atividades físicas e também para diminuir as lesões e dores relacionadas à musculatura tensa.

2 – O Pilates tonifica a musculatura!

Como o Pilates engloba uma série de exercícios diferentes, vários músculos são trabalhados ao mesmo tempo. E isso é ótimo, pois fortalece não só os músculos que você já está acostumado a trabalhar no seu dia a dia, mas também músculos que você muitas vezes nem lembra que existem.

3 – O Pilates alivia dores musculares e na coluna!

Muitas patologias da coluna como hérnia de disco, escoliose, lombalgia, dor ciática e muitas outras, podem ser melhoradas com os exercícios do Pilates. Mas lembre-se que é sempre importante ir ao seu médico de confiança antes de começar qualquer exercício.

4 – O Pilates melhora a postura corporal!

Os exercícios do pilates exigem um alinhamento postural durante a execução das atividades, e isso ajuda muito o praticante a criar uma consciência postural também nas suas atividades do dia a dia.

5 – O Pilates promove menor atrito nas articulações!

Diferentemente de outras atividades, como musculação, por exemplo, o pilates engloba exercícios com movimentos menos bruscos, que não possuem impacto negativo nas articulações.

6 – O Pilates melhora a respiração!

No pilates, os exercícios são realizados em associação com uma respiração completa, de inspiração e expiração, o que ajuda muito a trabalhar o diafragma, que é importantíssimo para uma respiração adequada.

7 – O Pilates ajuda no controle do peso!

Assim como todo exercício físico, o pilates também leva a perda de calorias pelo corpo, ajudando a controlar o ganho de peso. Porém, a atividade feita de maneira isolada não é suficiente para promover enormes perdas de peso. Então, se o seu foco for perder uma grande quantidade de peso, aí é importante aliar a pratica do Pilates com exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada para obter os resultados desejados.

8 – O Pilates ajuda no combate ao estresse!

Como toda atividade física, a realização dos exercícios do pilates também promove a liberação de substâncias no corpo que promovem o bem estar. E como o Pilates necessita de concentração durante sua execução, ele é ótimo para o controle da ansiedade.

9 – O Pilates pode ser feito por pessoas idosas!

Além dos inúmeros benefícios que já citamos aqui, os exercícios do pilates são considerados bem fáceis de serem executados, sendo assim uma ótima opção de atividade física para os idosos.

10 – O Pilates é uma excelente atividade física para gestantes!

Respeitando a condição física de cada mulher, o pilates pode ser feito durante a gestação. E os principais benefícios dessa atividade para as gestantes incluem: fortalecimento do assoalho pélvico, estabilização da coluna lombar (diminuindo as dores nas costas), aumento da resistência física, melhora na qualidade do sono e na respiração, alívio do estresse, dentre outras.

Mas antes de qualquer prática física, é importante a gestante conversar com seu médico de confiança, ok?

E você, já sabia que o Pilates tinha todos esses benefícios? Deixe seu comentário!

Espero ter ajudado!

Até mais!;)

Bela com Saúde

Sobre Bela com saúde

Aqui você encontrará tudo sobre como ficar mais bela, mas sempre colocando a saúde em primeiro lugar! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *